sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Cadastrar digital como senha (BIOMETRIA) NÃO É OBRIGATÓRIO ...


Não é obrigatório a biometria que CINCO dos maiores bancos do Brasil vêm "sugerindo" a seus clientes fazerem para acessar suas contas. Mas o banco que está implantando essa nova forma de segurança, em nosso município, vem insistindo com a clientela para que aceite a nova modalidade .Justificam seus apelos dizendo que o banco está nessa campanha pra garantir segurança melhor. Agora já está até no vídeo dos caixas eletrônicos, como primeiro aviso, de cara, assim que a gente acessa o atendimento eletrônico: "Os valores máximos de saque sem uso de biometria foram reduzidos para sua segurança." E segue com essa informação: "Para limites maiores, cadastre suas digitais em qualquer agência."
O aviso nem diz em quanto foi a redução... e nem que mínimo de retirada é. O cliente só fica sabendo quando digita o valor que precisa. Mas os caixas , os humanos, já vinham lembrando isso, mostrando assim uma das estratégias para que o cliente aceite, sem questionamento tal medida: cadastrar suas impressões digitais. Dizer que é apenas por "maior segurança" aos seus clientes que o banco está "oferecendo" esse  "serviço" não é o bastante pra justificar essa atitude de implantar a biometria. O que se caracteriza nos modos como a política do Banco vem "propondo" a aparente necessária biometria ( senha através das digitais) é a forma de imposição, como se fosse obrigatório tal medida e não apenas uma campanha educativa ou para levantamento de número de preferência , para provar que a maioria é a favor dessa "novidade" por vontade própria, mas se tal medida vier a ser obrigatória legalmente , ela foi conseguida graças a um modelo pautado em imposição, como já foi citado acima.
Se não houvessem as insinuações que pegam o cliente de surpresa, levando-o a achar que é obrigatório, pois geralmente as opções de fazer o cadastramento da biometria com todo o seu ritual que atrasa o atendimento são feitas na hora de pique (dia de pagamentos dos aposentados, principalmente) , tal medida não estaria tendo avanço no seu número de pessoas já cadastradas . Como se não bastasse o atendimento em certas horas com apenas um caixa, o tempo que se tem gastado pra fazer o  cadastramento da senha por biometria, contribui ainda mais pra demora das pessoas na fila.
O que se tem observado é que já tem pessoas que arrependeram-se de fazer a biometria , principalmente as pessoas que agora não podem pedir alguém de confiança pra fazer retirada em caixa eletrônico com seu cartão e senha, pois fazendo a biometria o titular da conta tem que estar presente pra colocar a sua digital.  Por outro lado, clientes que ainda não optaram pela biometria, estranham o fato de toda vez que vai ao banco retirar seu salário, é "convidado" a fazer a tal da biometria. 

16 comentários:

  1. BIOMETRIA É PAPO FURADO E NAO TEM SEGURANÇA NENHUMA - SENDO QUE - NO CASO DE VC COLOCAR A DIGITAL ERRADA POR 3 VEZES, O PROGRAMA VAI PEDIR A SENHA. TENDO A SENHA QUALQUER UM PODE SACAR. BANCO ITAU, BRADESCO E OUTROS BANCOS FUNCIONAM DA MESMA MANEIRA - E NAO É TODO CAIXINHA QUE TEM LEITOR BIOMÉTRICO.

    ResponderExcluir
  2. BIOMETRIA É PAPO FURADO E NAO TEM SEGURANÇA NENHUMA - SENDO QUE - NO CASO DE VC COLOCAR A DIGITAL ERRADA POR 3 VEZES, O PROGRAMA VAI PEDIR A SENHA. TENDO A SENHA QUALQUER UM PODE SACAR. BANCO ITAU, BRADESCO E OUTROS BANCOS FUNCIONAM DA MESMA MANEIRA - E NAO É TODO CAIXINHA QUE TEM LEITOR BIOMÉTRICO.

    ResponderExcluir
  3. É uma arbitrariedade a exigência de biometria para sacar o dinheiro que me pertence.
    O cliente deveria assinar um termo de recusa da biometria e o banco acatar, liberando o valor dos saques previamente acordados com o gerente do Banco.

    EU DECIDO quem pode mexer na MINHA CONTA.

    Prefiro ser roubada a ter a mão ou dedo decepado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com a Luciana e Fábio, e digo mais,tive minhas digitais alteradas,não sei porque, imagino que seja pela idade(tenho 70 anos) e meus saques foram restritos a R$ 500,00 por dia,o que me obriga ir varias vezes por mes aos caixas eletronicos.Em contato com meu gerente ele simplesmente disse que"não posso fazer nada são normas do Itaú". É certo o banco impedir de sacar o que é meu?? Deveriam dar uma segunda opção ao cliente,afinal não é culpa minha.

      Excluir
  4. Concordo plenamente com a Luciana, o Brasil é um país livre ou estamos vivendo em uma ditadura, onde os Bancos é que ditam as regras do país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com a Luciana e Fábio, e digo mais,tive minhas digitais alteradas,não sei porque, imagino que seja pela idade(tenho 70 anos) e meus saques foram restritos a R$ 500,00 por dia,o que me obriga ir varias vezes por mes aos caixas eletronicos.Em contato com meu gerente ele simplesmente disse que"não posso fazer nada são normas do Itaú". É certo o banco impedir de sacar o que é meu?? Deveriam dar uma segunda opção ao cliente,afinal não é culpa minha.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Todos os dias tem casos de clientes bancários que estão tendo seus dedos decorados por bandidos em todas as capitais . Ai eu pergunto ? Segurança pra quem ?

    ResponderExcluir
  7. Todos os dias tem casos de clientes bancários que estão tendo seus dedos decorados por bandidos em todas as capitais . Ai eu pergunto ? Segurança pra quem ?

    ResponderExcluir
  8. concordo com a Luciana e Fábio, e digo mais,tive minhas digitais alteradas,não sei porque, imagino que seja pela idade(tenho 70 anos) e meus saques foram restritos a R$ 500,00 por dia,o que me obriga ir varias vezes por mes aos caixas eletronicos.Em contato com meu gerente ele simplesmente disse que"não posso fazer nada são normas do Itaú". É certo o banco impedir de sacar o que é meu?? Deveriam dar uma segunda opção ao cliente,afinal não é culpa minha.

    Excluir

    ResponderExcluir
  9. concordo com a Luciana e Fábio, e digo mais,tive minhas digitais alteradas,não sei porque, imagino que seja pela idade(tenho 70 anos) e meus saques foram restritos a R$ 500,00 por dia,o que me obriga ir varias vezes por mes aos caixas eletronicos.Em contato com meu gerente ele simplesmente disse que"não posso fazer nada são normas do Itaú". É certo o banco impedir de sacar o que é meu?? Deveriam dar uma segunda opção ao cliente,afinal não é culpa minha.

    Excluir

    ResponderExcluir
  10. concordo com a Luciana e Fábio, e digo mais,tive minhas digitais alteradas,não sei porque, imagino que seja pela idade(tenho 70 anos) e meus saques foram restritos a R$ 500,00 por dia,o que me obriga ir varias vezes por mes aos caixas eletronicos.Em contato com meu gerente ele simplesmente disse que"não posso fazer nada são normas do Itaú". É certo o banco impedir de sacar o que é meu?? Deveriam dar uma segunda opção ao cliente,afinal não é culpa minha.

    Excluir

    ResponderExcluir
  11. isso que os bancos estão fazendo é uma sacanagem principalmente com os idosos e doentes que não podem se locomover.
    como um idoso vai poder sacar seu dinheiro se era um filho ou filha que ia ao banco.pura sacanagem e não tem segurança nenhuma.

    ResponderExcluir
  12. E quem tem baixa visibilidade de digital? Alguém sabe o percentual da população que passa por isso?

    ResponderExcluir
  13. Concordo.Hoje passei por idiota e me senti enganada ou lezada.A tempos nao vejo um bom atendimento no Bradesco e agora entao fiquei orrorisada.levei meu pai para fazer uma ttransferencia de conta na qual o atendente falou que sem o cadastro da biometria ele nao podia abrir a conta.Mas apos receber o cartao nos poderiamos voltar na agencia para fazer o cancelamento da mesma,hoje comparecemos ao banco para fazer o cancelamento e a resposta que tivemos era que a biometria nao podia ser cancelada porque agora valeria como prova de vida.O banco esta mentindo e desrrespeitando os direitos das pessoas ,enganando e sacanenado como eles bem entende.

    ResponderExcluir