quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Os perigos do ZIKA VÍRUS

Zika Vírus
                                                  por Cristiane Ribas

Pesquisadores do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, Gúbio Soares e Silvia Sardi, identificaram o Zika Vírus ( ZIKV ), responsável pelo surto da " doença misteriosa" que vitimou inúmeras pessoas em Salvador e em vários outros municípios da Bahia. Também  há indícios da doença em estados do Norte e Sudeste.
O Zika vírus foi isolado, pela primeira vez, em 1947, num macaco Rhesus . Aproximadamente 20 anos depois, ele foi isolado em humanos na Nigéria. Dali, espalhou-se.
No nosso país, o vírus Zika encontrou o mosquito Aedes aegypti, também transmissor da Dengue, Febre Amarela e Chicungunha como vetor. Macacos e seres humanos costumam ser os hospedeiros.

Sintomas: São semelhantes nessas doenças, porém menos graves na febre Zika: febre por volta de 38 graus, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações, diarréia, náuseas e mal-estar. A erupção cutânea pode tomar o rosto, tronco, os membros e ainda a palma das mãos e planta dos pés. Fotofobia e conjuntivite são outros sinais da infecção.


O período de incubaçao varia enre 3 e 12 dias após o contágio. Nâo existe vacina e o tratamento dos sintomas são com analgésicos, anti-inflamatórios e outros. Não tome remédios por conta própria. Procure um médico.
(por Cristiane Ribas. Mais informações de saúde em PÁGINAS RADIANTE RECREIO )

Nenhum comentário:

Postar um comentário