sábado, 5 de fevereiro de 2011

MINHA VIA É UM RECREIO

por EDI PRADO
A Inês sentia-se incomodada quando eu dizia que teríamos que ir para Macapá. Ela sentia saudade de Recreio, embora morando no Rio, a quatro horas de viagem. Veio para Macapá a 3 horas, mas de avião. Depois vieram os meninos, Felipe nasceu aqui em Macapá, mas a Maíra em Recreio. E para não sentir-se tão longe da família, ela trouxe o Alex, depois a Keyla e depois a Kely. Pronto. Estava em casa. Recreio estava dentro de casa outra vez.O clima não ajuda muito. Aqui beira os 40 graus na sombra. Ah, se não fossem as florestas, o Rio Amazonas e intensa chuvas, estaríamos torrados. E depois ela não sente-se mais só em Recreio. Aqui ela encontrou Barbacena, Montes Claros, Pirapora, Nanuque, Tombos, Divinópolis, Juiz de Fora, Floresta, Porteirinha, Bel Zonte Mumzambinho... êta Minas Gerais, quem te conhece não esquece, jamais. Pronto. Macapá se uniu a Minas Gerais. E aqui está mais Minas que Recreio com estava misturada de sotaque, sô.Gente de todo lugar, uai. é um trem de lembrar dos 'lugar', da comida que mãe a 'mode faiz', da jabuticaba que só chega quando vem daí. Dizem que a jabuticaba é a preta mais feliz do mundo: nasce agarrada no pau e morre chupada. Essas frutas mineirin... .


.Mas tem outras coisas. Às vezes me surpreendo rindo do jeito mineiro. Povo alegre, engraçado, jeito bem próprio de falar. Uma forma sedutora de ficar alegre.E o Julinho? Tenho boas lembranças deles, do menino Rodrigo, que moleque danado. Deve 'de tá um ôme', né? Ihh tanta gente, tantas lembranças e saudades. Pode ir coletando. Tem mais. .

É NATAL
AQUI ARTIGO DO EDI

.

2 comentários:

  1. Quero agradecer aqui as palavras calorosas de Edi Prado, em relação à minha pessoa e ao meu irmão Marco Antônio, quando ele diz que os de fora são os que mais reconhacem o nosso trabalho cultural e artístico em prol de Recreio. E
    Edi Prado é jornalista, mora em Macapá e tem um laço muito forte com Recreio.
    Obrigado, Edi Prado.

    ResponderExcluir
  2. Senhores Werneck´s
    Vocês são como policiais. Quando estão por perto dá uma comichão, uma agonia, um ran-ran-ran na garganta. Mas quando estão longe as preocupações aí de cima se tornam alvo de preocupações. É igual menino. Perto é um 'Deus-nos-acuda'. Longe, ai meu Deus, cadê esse menino?
    Vocês são como cenários que todos vêem todos os dias e ninguém percebe. Mas se tirar... Virgem Maria. Vocês são patrimônio cultural de Recreio e pouca gente tomou consciência disso. E se queiserem fazer alguma coisa, que faça agora , como diz a canção. Admiro muito vocês todos.
    Édi Prado - Jornalista de Macapá- casado com a Recreiense, Maria Inês Gouvêa de Paula e tenho uma filha, Maíra Gouvêa, que nasceu aí em Recreio-MG

    ResponderExcluir