quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O JR entrevista

O JR ENTREVISTA O PROFESSOR FRANZ JOSEPH HOCHLEITNER

            CADEIRA : HISTÓRIA DA AMÉRICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

    O JR – Antes de começar nossa entrevista, gostaríamos que o senhor falasse a respeito de sua pessoa.

    PROF. FRANZ – Nasci e fui criado na cidade austríaca de Salzburgo, terra do compositor Mozart, atualmente nas manchetes como lugar da política internacional. Emigrei, depois de participar contra a minha vontade da guerra desastrosa, para Juiz de Fora a convite de um amigo -- o professor Dr. Görgen. O motivo dessa emigração foi a vontade de viver junto com um povo, onde ainda prevalece a paz, a consideração mútua e o cristianismo. Até hoje não me arrependi dessa decisão. Por isso não cogito de voltar para a minha terra natal, deixando Juiz de Fora onde tenho a honra de ser cidadão honorário. E assim o Brasil representa a minha pátria querida.

    O JR -- Professor Franz, onde o Sr. estudou ?

    PROF. FRANZ -- O meu estudo no campo tecnológico da eletrônica foi na Áustria, e no Brasil estudei ainda em Juiz de Fora, História. Completei esse estudos por dois cursos e de pós-graduação na Universidade de Bonn, na Alemanha.

    O JR -- Professor, qual é o seu campo especial de estudo ?

    PROF. FRANZ -- O meu campo especial de estudo é a ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA AMERICANA. Permaneci durante 12 meses junto com os índios Aymará, nas margens do Lago Titicaca, na Bolívia, onde realizei escavações e interpretei a PORTA DO SOL de TIAHUANACO, o maior monumento ideográfico da América do Sul como calendário LUNI-SOLAR.

    Visitei também as ruínas mais importantes das culturas meso-americanas, situadas no México, Guatemala e Honduras. Conheço assim de perto 11 cidadaes Maias, bem como lugares principais das culturas da época teocrática ( TEOTIHUARCAN ) dos Olemecas ( LA VENTA, VILLA HERMOSA ) e dos Toltecas.

    O JR -- Atualmente o Sr. tem alguma atividade no campo da pesquisa?

    PROF. FRANZ --
Minha atividade atual de pesquisa é a CRONOLOGIA E ASTRONOMIA MAIA, com a finalidade de decifrar os hieróglifos de sentido astronômico. Na verdade já consegui decifrar 90 desses hieróglifos. Trata-se de ideogramas de sentido eclipse do sol e da lua, cometas, bem como posições dos planetas : Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. A solução desse problema se baseou em 3 equações de correlação entre o calendário Maia e o calendário europeu ( Juliano ).

    O JR -- É verdade que a Alemanha troca dois de seus cientistas pelo Sr. ?

    PROF. FRANZ -- Bem, é verdade que fui convidado por uma entidade universitária, em Bonn, para permanecer na Alemanha. Preferi, entretanto, voltar para o Brasil, que gosto muito, apesar das desvantagens financeiras.

    O JR -- O que o Sr. acha do ensino universitário no Brasil ?

    PROF. FRANZ -- O ensino universitário no Brasil tem ainda suas deficiências que vem da formação histórica pedagógica. Mas acho que posso ser otimista porque as possibilidades atuais de bolsas de pós-graduação no estrangeiro prometem, num futuro próximo, o de assemelhar as nossas universidades com as dos países desenvolvidos

    O JR -- Quais os erros fundamentais que o Sr. abordou no programa GLOBO REPÓRTER?

    PROF. FRANZ -- A hipótese de Erich Von Daeniken de comprovar que a nossa Terra foi visitada por deuses astronautas tem vários erros fundamentais. Estes provêm do desconhecimento das leis da Física, Física Nuclear, Química e Biológica que conhece como ele mesmo disse ser autodidata . Daeniken declarou-se ainda, durante a nossa entrevista, em São Paulo, como ignorante em Matemática. Por isso acho que já acabou a época dos autodidatas em Fisica Nuclear ou em Biologia por excemplo, pois essas disciplinas atualmente são bem profundas.

    O JR -- Professor Franz, o Sr. gostou do programa NEM DEUSES, NEM ASTRONAUTAS, da TV GLOBO, sobre o seu trabalho?

    PROF. FRANZ --O programa GLOBO REPÓRTER foi montado às pressas, como tudo na televisão é, apresentando certas deficiências. Faltou uma orientação científica: quem iniciou esta programação foi o Professor Universitário LUIS UBIRATAN OGGERO , da UFJF, e ACADEMIA ENEIDA e os patrocinadores do programa esqueceram de consultá-los na montagem.

    O JR -- O que o Sr. achou da receptividade do público brasileiro em relação ao seu programa?

    PROF. FRANZ -- O programa foi bem aceito pelo grande público brasileiro que achou nossas reivindicações razoáveis e convincentes.

    E o que pude observar é que o povo brasileiro se interessa intensamente por assuntos científicos e gosta também de discutir as teses de Von Daeniken, todavia com uma reserva sábia de não tomá-las tão a sério

    O JR- Professor, suas refutações se limitaram a quê ?

    PROF. FRANZ -- Minhas refutações se limitaram às provas apresentadas por Daeniken onde infringiu por desconhecimento das leis físicas ou de conhecimento arqueológico místico. Entretanto permanecem fatos enigmáticos que permitam hipotecamente a possibilidade da existência de seres extra-terrestres talvez, mas não do sentido primitivo materialista como o Sr. Von Daeniken procura ressaltar.

    O JR -- Professor, terminando a nossa entrevista, qual foi a objeção principal que o Sr. apresentou no programa?

    PROF. FRANZ -- A objeção principal que eu apresentei foi a lápide esculpida de PALENQUE, considerada como prova primordial de um retrato autêntico de um astronauta por Daeniken, o que na realidade representa um sacerdote maia, levantando-se do seu túmulo para a vida eterna.

    O desenho na parte superior não é o de uma nave espacial, mas simplesmente uma árvore ( a ceiva mitológica estilizada ) com folhas e frutos

que representam o paraíso maia.Por cima dessa, pousa o pássaro QUETZAL representando o céu na mitologia maia.

    ( Entrevista feita pelo professor de História Anibal Werneck de Freitas, publicada em O JORNAL DE RECREIO,Minas nº 79, de 1º a 31 de maio de l975 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário